Já se perguntou por que os peixes têm narinas se respiram pelas guelras? Vamos explicar essa curiosidade de maneira simples e rápida.
Diferença entre nariz e narina

O nariz é a estrutura externa (aquela que tateamos com as mãos). É formado por algumas partes, incluindo as narinas, e tem diversas funções, como (no caso dos seres humanos) detectar cheiros, filtrar partículas e aquecer o ar que respiramos.
As narinas, por sua vez, são aberturas (os buraquinhos). Nos humanos, elas permitem a entrada e saída de ar durante a respiração.
Para que servem as narinas?
Nos peixes, as narinas não servem para respirar. Esse papel é realizado pelas guelras. Então, afinal, o que as narinas estão fazendo ali?
Elas agem como super detectores de cheiro, desempenhando um papel importante no sentido olfativo.
Uma das suas principais utilidades é perceber substâncias químicas dissolvidas na água – não somente substâncias industrializadas, mas até aquelas despejadas pelos próprios peixes e seres marinhos.
Quem já viu o filme PROCURANDO NEMO vai se lembrar da cena em que o tubarão Bruce sente o cheiro do sangue e como isso ativa o seu sentido predador.
Outras funções das narinas são:
- Ajudar a localizar alimentos
- Identificar presas e predadores (ameaças)
- Navegação e orientação
- Volta ao local de nascimento, refúgio ou acasalamento
- Detecção de condições como estresse e parceiros próprios para reprodução
Como as narinas funcionam?
Quando a água passa pelas narinas, ela ativa células sensoriais que enviam sinais ao cérebro. Isso permite que os peixes “cheirem” o ambiente ao seu redor.

Os peixes usam seu olfato aguçado para localizar comida a grandes distâncias. Os tubarões, por exemplo, têm o olfato extremamente desenvolvido, e isso lhes dá uma imensa vantagem predatória.
Embora seja difícil determinar a distância exata em quilômetros, devido a variáveis como a direção e velocidade da corrente, temperatura da água e outras condições ambientais, é amplamente aceito que tubarões brancos são capazes de detectar sangue a distâncias que podem chegar a vários quilômetros. Estima-se que um tubarão branco detecte uma gota de sangue diluída em 100 litros de água.
Iscas com cheiro nas pescarias

Muitos peixes dependem de seu olfato para localizar alimentos, especialmente em condições de baixa visibilidade ou em águas turvas.
Para os pescadores, uma dica valiosa é usar iscas que imitam o cheiro de presas naturais. Isso pode atrair mais predadores e aumentar as suas chances de capturar um troféu.
Leia também: