Você já pescou com iscas de madeira?
Muitos pescadores ainda não... Pior: muitos acham que iscas de madeira são menos resistentes, estragam rápido, são difíceis de armazenar e de usar porque requerem habilidades especiais do pescador.
Se você tem alguma dessas dúvidas, calma: estamos aqui para respondê-las.
Do que uma isca artificial é feita?
Existem iscas artificiais de materiais os mais variados. Atualmente, os mais comuns são plástico, madeira, metal, cortiça, borracha e até materiais orgânicos ou sintéticos, como pelos de animais e silicone.

Certos tipos de iscas, como os sapos e ratos, são frequentemente feitos de borracha ou silicone, resistindo aos ataques mais agressivos e ao mesmo tempo proporcionando uma ação realista na água.
O plug (ou hardbait), um dos tipos mais utilizados ao redor do mundo, geralmente é feito de plástico ou madeira, materiais que garantem uma vida-útil prolongada e ainda permitem ao pescador ter boa dinâmica durante os arremessos e trabalhos de ponta de vara.
Esses são apenas alguns exemplos. Muitas iscas combinam diferentes materiais, como o plástico e a madeira, para obter os melhores efeitos nas pescarias.
Quando usar isca de madeira?

Uma das situações mais óbvias em que iscas de madeira podem fazer a diferença, é em regiões onde há uma forte pressão de pesca.
A textura e a densidade da madeira proporcionam sensações táteis mais autênticas. Isso quer dizer que, quando o peixe ataca, suas presas encontram um material que não é tão firme quanto o plástico, embora seja resistente como uma presa natural.
Predadores mais cautelosos, como aqueles que habitam locais onde a pesca esportiva é praticada intensamente, como torneios, pesqueiros, pousadas e operações, poderão ser atraídos por artificiais que tenham uma aparência e comportamento diferentes do habitual.
Assim, mesmo em regiões de pesca intensa, as iscas de madeira podem aumentar as chances de sucesso do pescador, oferecendo uma alternativa diferente das iscas de plástico.
Resistência das iscas artificiais

Peixes que têm presas maiores, como traíras, piranhas e cachorras, tendem a furar iscas feitas de materiais mais porosos ou ocos, como o plástico e a borracha.
Uma vantagem do corpo sólido da isca de madeira é a redução da quantidade de água que pode entrar quando a isca é perfurada pelas presas dos peixes predadores.
É claro que a durabilidade de uma isca depende da força e voracidade do predador. Mas, ao contrários de outros materiais, a madeira pode prolongar a vida útil da isca, permitindo que continue a flutuar de maneira eficaz mesmo se furada pelas presas dos peixes.
Manutenção das iscas de madeira

Iscas de madeira geralmente não precisam de cuidados específicos. Graças ao seu revestimento reforçado, após o uso, elas possam ser limpas facilmente, com água da torneira mesmo, e armazenadas em condições normais, sem preocupações com a deterioração ou deformação.
Isso torna as iscas de madeira uma escolha perfeita para os pescadores que valorizam a praticidade e a durabilidade de seu equipamento.
Vale lembrar que a qualidade do revestimento pode variar de marca para marca. Por isso, cabe ao pescador escolher uma fabricante de confiança.
Sustentabilidade

A madeira, sendo um material orgânico, é biodegradável. Portanto, na natureza, pode se decompor mais facilmente do que o plástico.
Isso significa que, se uma isca de madeira for perdida na água, ela eventualmente se desintegrará e não deixará resíduos plásticos persistentes no meio ambiente, o que é uma vantagem do ponto de vista ambiental.
Além disso, a OCL utiliza alguns componentes e agentes químicos menos agressivos à natureza, ajudando a biodegradação das iscas que são perdidas.
Acabamento das iscas artificiais

A beleza é outro diferencial desse tipo de isca.
A textura da madeira fornece uma base única para a aplicação de verniz e tinturas especiais. Essa superfície porosa permite que as tintas impregnem de maneira eficaz, resultando em cores vivas e duradouras.
O segredo para pegar mais peixes

Se nenhum desses motivos convenceu você, ainda assim vale a pena ter pelo menos uma isca de madeira no seu estojo.
Por quê?
Para testar.
A pesca esportiva não é um esporte 100% preciso. O que funciona em um dia pode não funcionar no outro. O que dá certo para um pescador pode não dar para o outro.
Por isso, o segredo desse esporte é experimentar. Talvez, testando, você se surpreenda com a produtividade das iscas de madeira.