A cor da garateia faz diferença na pescaria?
Dicas de pescaria

A cor da garateia faz diferença na pescaria?

Qual cor mais atrai os peixes?

Nesse esporte, COR é um dos assuntos mais polêmicos. Muito se discute sobre qual cor de isca mais atrai os peixes, se a cor da linha pode reduzir o número de fisgadas, até se os peixes realmente enxergam cores...

Enfim. Todo pescador já se perguntou, ao menos uma vez, como as cores podem atrapalhar ou aumentar suas capturas, e como escolher as melhores cores, aquelas que vão trazer o grande troféu.

Agora... o que dizer das cores das garateias? Alguma vez você já se perguntou qual cor de garateia é capaz de atiçar os peixes a baterem mais vezes nas iscas?

 

A cor da garateia faz diferença na pescaria?

Antes de responder essa pergunta, precisamos definir exatamente o que é “fazer a diferença”.

Podemos considerar duas características: 1) Durabilidade: será que a cor tem o poder de alterar a resistência e força da garateia? 2) Produtividade: será que a cor influencia o peixe a atacar ou evitar a isca?

 

Durabilidade da garateia na pescaria

Quando falamos em durabilidade das garateias, levamos em conta o tempo que ela demora para enferrujar, e se ela suporta os peixes de porte adequado.

Nesse sentido, o acabamento superficial (cor externa) influencia muito pouco. As qualidades físicas do aço estão mais relacionadas ao processo de fabricação do que à coloração. Matéria-prima, tecnologias e tratamentos químicos são mais determinantes.

Encontramos, no mercado, garateias de diversas cores igualmente resistentes à corrosão e à torsão (entortamento da haste). 

 

Qual é a melhor marca de garateia?

Como mencionamos, o mercado tem uma ampla variedade de fabricantes. Porém, é difícil afirmar qual garateia é mais resistente, uma vez que cada marca tem as suas próprias especificações técnicas. A garateia 4X de uma marca pode não ter a mesma resistência da garateia 4X da marca vizinha.

Precisamos lembrar que, embora a pesca exista há milênios, o pesque e solte tal como o conhecemos ainda é um esporte jovem. Não há padrões nacionais e internacionais tão claros regulamentando a criação de novos produtos.

Então, vale a pena ficar ligado nas indicações de cada fabricante. Comparando as informações de diferentes fábricas, podemos chegar a uma conclusão sobre qual marca de garateia atenderá, mais fielmente, às nossas necessidades.

Sem falar na boa e velha tentativa e erro, que, apesar de às vezes ser frustrante, sempre ensina muito.

A OCL, por exemplo, utiliza garateias 4X em todas as suas iscas. Isso não significa que as nossas garateias nunca abram. A torsão depende de uma série de fatores, como o tamanho do peixe, equilíbrio do conjunto e até a habilidade do pescador em manusear o equipamento para não o pressionar desnecessariamente.

Mas as nossas iscas já passaram pelos dentes de grandes bitelos espalhados por todas as regiões do Brasil, sem arregar. Como essa BIG LITTLE (foto do @joaomedeirosguia), posta à prova na captura do grande Rei do Rio.

  

Como capturar mais peixes?

Já entendemos que a cor (pintura superficial) não altera significativamente a durabilidade da garateia. Mas... o que dizer da produtividade? Será que uma determinada cor de garateia pode desencadear mais ataques?

Como sempre ressaltamos: a pescaria não é um esporte 100% exato. Como uma atividade sujeita às forças da natureza, ela é cheia de imprevisibilidades. Algo que dá certo em uma ocasião pode não gerar bons resultados em outra.

Muitos pescadores afirmam que a cor da garateia influencia os ataques dos peixes. Outros acreditam que esse detalhe não faz a menor diferença. Alguns utilizam garateias brilhantes, por chamarem mais atenção. Outros preferem as escuras, mais discretas.

Contudo, em uma escala de prioridades, outros fatores podem ter mais relevância para o sucesso das pescarias, como: 1) Localização dos peixes: é fundamental, para o pescador, aprender a ler o ambiente, identificando possíveis locais onde os peixes podem estar;

2) O formato da isca: ação, flutuação, e se o design imita uma presa típica da região; 3) Cor da isca; 4) Espécie desejada, conhecendo o comportamento e hábitos alimentares do peixe; 5) Ambiente e local; 6) Época do ano.

E você, diria que, na sua experiência, a cor da garateia faz diferença no resultado da pescaria?

Deixar resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *